Projeto do CT é finalista no Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022

O Projeto de Pesquisa "Métodos Físicos para Mitigação de Incrustações em Operações de Produção", desenvolvido pelo Centro Tecnológico em parceria com a Petrobras é finalista do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2022.

O projeto, além da Petrobras, tem a participação da UFES, CBPF, IPT, UFRJ, UFSC, UTFPR, UFPE e empresas Vallourec, MagMax e Hidromag. Pela UFES, as pesquisas são coordenadas pelos professores Bruno Venturini Loureiro (DEM) e Fábio Ressel de Assis Pereira (DTI) orientando diversos alunos de graduação e pós-graduação do CT. A equipe tem desenvolvido e disponibilizado a aplicação de tecnologias de campo magnético e ultrassom na mitigação de incrustações como uma alternativa viabilizadora para diversas configurações de poços offshore. Um extensivo estudo experimental em escalas bancada, piloto e operacional mapearam os possíveis mecanismos que regem a influência das tecnologias de campo magnético e ultrassom na cristalização de sais inorgânicos tais como partículas de carbonato, assim como em biofilmes, indicando a formação de compostos menos aderentes e mais friáveis. A aplicação bem-sucedida de um SUB magnético em poço de terra (Campo de serraria, RN) motivou a pesquisa e o desenvolvimento de protótipos para aplicações no pré-sal. Os resultados expressivos obtidos na URS da plataforma da UN-BC onde aumentos de tempo entre limpezas foram obtidos na ordem de 4 vezes, motivaram a contratação massiva da tecnologia visando equipar todas as unidades operando para a PETROBRAS. Experiências bem-sucedidas com a remoção química de incrustações assistidas por ultrassom de alta potência em hidrociclones Headers de produção (UN-ES), sinalizam para a implantação também desta tecnologia.  

Nos dias 22 e 23 de novembro de 2022 as equipes de todas as instituições se reuniram na UFES durante o "V Workshop de Métodos Físicos para Mitigação de Incrustações em Operações de Produção" e participar da visita de apresentação das unidades experimentais desenvolvidas pela equipe da UFES.

O Prêmio ANP de Inovação Tecnológica tem como objetivo reconhecer e premiar os resultados associados a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), que representem inovação tecnológica de interesse do setor de Petróleo, Gás Natural, Biocombustíveis, Petroquímica, Energias Renováveis, Transição Energética e Descarbonização, desenvolvidos no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP, empresas brasileiras e empresas petrolíferas, com utilização total ou parcial de recursos da Cláusula de PD&I, presente nos contratos de Exploração e Produção (E&P); reconhecer e premiar dissertação de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP (PRH/ANP) bem como reconhecer e premiar personalidades que tenham gerado contribuições relevantes de PD&I para o setor.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910