Processo seletivo simplificado para professor substituto

O Departamento de Tecnologia Industrial realiza processo seletivo para contratação de professor substituto para o período 2024-01.

A Pró-Reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Espírito Santo, usando de suas atribuições, torna público que será realizado Processo Seletivo Simplificado para contratação de PROFESSOR SUBSTITUTO para esta Instituição Federal de Ensino, de acordo com a Lei nº 8.745/93 e suas alterações, a Resolução nº 41/2011-CEPE/UFES, a Instrução Normativa Conjunta nº 01/2020-PROGEP-STI/UFES e de acordo com as normas e condições contidas neste edital.

1) EDITAL Nº 284, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2023

2) Data das inscrições: 0h do dia 02/01/2024 até às 23h59 do dia 05/01/2024 (Horário de Brasília).

3) E-mail do departamento para o envio da documentação: departamento.tecnologiaindustrial [at] ufes.br.

4) O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de 01 vaga na área de Física Geral em regime de trabalho de 40 horas.

5) Conteúdo Programático:

1. Mecânica da partícula e do corpo rígido;
  2. Trabalho e energia;
  3. Leis fundamentais de circuitos elétricos;
  4. Instrumentos e métodos para medição de corrente, tensão, resistência e potência;
  5. Sistemas termodinâmicos;
  6. Leis da termodinâmica;
  7. Natureza da eletricidade e conceitos básicos;
  8. Espectro eletromagnético.

BIBLIOGRAFIA:

1. NUSSENZVEIG, H. Moyses. Curso de física básica. 2. ed., rev. e ampl. São Paulo, SP: Blücher, 2015;
2. TIPLER, Paul A., MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros. 6 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2010;
3. BURIAN JUNIOR, Yaro; LYRA, Ana Cristina C. Circuitos elétricos. São Paulo: Documento assinado
digitalmente conforme descrito no(s) Protocolo(s) de Assinatura constante(s) neste arquivo, de onde é
possível verificar a autenticidade do mesmo. Prentice-Hall, 2006;
4. SEDRA, Adel S.; SMITH, Kenneth Carless. Microeletrônica. 5. ed. São Paulo: Pearson/Prentice;
5. INCROPERA, F.P.; DEWITT, D. P., Fundamentos de Transferência de Calor e de Massa, LTC;
6. MORAN, Michael J.; SHAPIRO, Howard N.; BOETTNER, Daisie D.; BAILEY, Margaret B. Princípios de
termodinâmica para engenharia. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2018 (e-book);
7. HALLIDAY, David, RESNICK, Robert, WALKER, Jearl. Fundamentos de física 3: eletromagnetismo. 8 ed.
Rio de Janeiro: LTC, 2008. v. 3;
8. FEYNMAN, R. P. Lições de Física de Feynman. Porto Alegre: Bookman, Porto Alegre, 2008. v.2.