Equipe Solares, do CT/Ufes, vence Desafio Solar Brasil 2023 em Niterói, RJ

A equipe do projeto de extensão Solares venceu, neste domingo, 6, o Desafio Solar Brasil (DSB), maior competição de barcos movidos a energia solar realizada no país. Com periodicidade anual, o rali foi realizado na Praia de Icaraí, em Niterói (RJ), tendo o barco produzido na Ufes como único representante do Espírito Santo. A equipe Solares alcançou um total de 1.330 pontos, ficando em primeiro lugar geral e recebendo R$ 2 mil de premiação.

Em sua 16ª edição, o evento contou com a participação de 21 embarcações, sendo 12 catamarãs (incluindo o da Ufes) e nove monocascos. Os competidores representavam os estados do Rio de Janeiro (12 barcos), Santa Catarina (quatro barcos), Amazonas (dois barcos), Pará, São Paulo e Espírito Santo (um barco cada). Além da primeira posição dentre todas as provas, a equipe Solares conquistou também o primeiro lugar nas etapas Mach Race e Manobra.

Bicampeonato

Os estudantes da Ufes participam do DSB desde 2016, quando estiveram presentes como observadores para conhecer o funcionamento do rali e a estrutura do evento. Em 2017, durante a primeira participação como competidores, a equipe ficou com o quarto lugar e, já no ano seguinte, eles conquistaram o até então inédito primeiro lugar.

Após alcançarem a segunda posição em 2020, o DSB retomou o rali em 2022 (a pausa se deu por conta da pandemia de covid-19), quando o projeto Solares ficou em sexto lugar. “A gente tomou isso como motivação maior para retornarmos esse ano e conquistarmos o primeiro lugar”, lembra a estudante de Psicologia Isabela de Freitas, uma das diretoras gerais do projeto bicampeão.

Intercâmbio

Na opinião de Isabela de Freitas, o DSB é importante tanto para os competidores quanto para a sociedade, que tem a possibilidade de aprender sobre energia limpa. “A competição aconteceu em um local em que o mar era bastante sujo e isso mostrou como a gente pode fazer as coisas sem precisar poluir muito nosso planeta. A energia limpa está aí justamente para ajudar a gente na sustentabilidade e o DSB apoia isso”, avalia.

Com relação aos competidores, a diretora ressalta o networking proporcionado pelo evento e a conscientização dos futuros profissionais: “Além de uma experiência incrível, foi o intercâmbio com outras equipes que proporcionou um aprendizado tanto no quesito cultural quanto na troca de informações técnicas”.

Texto: Adriana Damasceno
Foto: Equipe Solares